Translate

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Ainda existem Beethovens?

" Bom dia, em 7 de julho [de 1812]

Embora ainda esteja na cama, os meus pensamentos vão até você, minha Amada Imortal, agora felizes, depois tristes, esperando para saber se o destino nos ouvirá ou não. Eu só posso viver completo contigo ou não viver. Sim, estou decidido a vaguear assim por muito tempo longe de você até que possa voar para os seus braços e dizer que estou em casa, e poder enviar a minha alma envolta em você ao reino dos espíritos. Sim, isto deve ser tão infeliz. Você será mais contida quando souber da minha fidelidade à você. Outra jamais poderá ter o meu coração, nunca, nunca, Oh, Deus! Por que um precisa estar separado do outro quando se ama. E, no entanto, a minha vida em Viena é agora uma vida miserável. O teu amor me faz ao mesmo tempo o mais feliz e infeliz dos homens. Na minha idade eu preciso de estabilidade, de uma vida tranqüila. Pode ser assim na nossa relação? Meu anjo, acabo de ser informado que o carteiro sai todos os dias. Por isso devo terminar logo para que você possa receber a carta logo. Fique tranqüila, somente através da consideração tranqüila de nossa existência podemos atingir o objetivo de vivermos juntos. Fique tranqüila, me ame, hoje, ontem, desejos sofridos por você, você, você, minha vida, meu tudo, adeus. Oh, continue a me amar, jamais duvide do coração fiel de seu amado, Ludwig.
Sempre teu
Sempre minha
Sempre nosso. "


Sinceramente, pensei em que podia escrever no blog essa semana. Como comprei o livro Cartas de Amor de Homens Notáveis, pensei: por que não redigir uma carta de amor que me chamou a atenção? Ludwig van Beethoven foi o escolhido.
 Beethoven me surpreendeu pela forma como escreve para sua Amada Imortal, que convenhamos, é muito sortuda(isso se você que me lê se derreteu enquanto passava os olhos pela carta). 
Depois de ler silenciosamente a carta, fiquei me imaginando como a sua Amada Imortal. Fiquei imaginando quantos homens há com a coragem de escrever tão lindamente como ele... e claro, não obtive respostas. Não por não ter mais homens como ele, mas por eu não saber se eles têm a coragem que Ludwig teve ou não. E isso, só será revelado com o tempo: quem sabe eu não recebo uma carta como esta?


2 comentários:

  1. linda carta, tbm me perguntei isso...

    hummmmmmmmmmmmmmmmmmmm vaaai que um admirador não gay, se é que me entende, te mande uma... hehe UHSUAS

    ResponderExcluir
  2. Linda e interessante carta. Não se faz um sonhador sem um real sonho. Beethoven, Victor Hugo, Honoré de Balzac e Charles Darwin também tiveram sua vida particular.. e muito (me esquivo a dizer) peculiar.
    Acredito que a era romantismo já era. Desculpe minha elevada porcentagem de ceticismo, mas, até as mulheres não preferem cartas. Devo concordar que algumas sim.
    Então, o verdadeiro motivo para que isso não aconteça é simples: Pessoas num contexto geral, preferem escrever mil vezes em um celular uma mensagem de texto dizendo: "Sinto sua falta, não se preocupe comigo. Te amo."
    E mesmo assim, se recebermos algo assim, ficaríamos (ou ficamos) de cabelo em pé, quem dera se ganharmos (ou ganhamos) uma carta. Ah com toda a certeza, eu na minha opinião, teria um ataque fúnebre.
    (:

    ResponderExcluir